A alguns anos eu tinha o sonho de unir (no mesmo dia) duas paixões. Não tenho palavras para descrever a sensação que senti (e ainda estou sentindo, vai perceber no vídeo. E espero que sinta um pouco do que eu senti).

Para realizar este sonho foi necessário um planejamento minucioso e muita dedicação.

Me fez refletir:

Que para realizarmos um SONHO, temos que ter um PROPÓSITO e transformá-lo em META.

Que sem AÇÃO nada acontece e ação sem PLANEJAMENTO pode até acontecer, mas não da forma como desejamos que aconteça.

Que temos que ACREDITAR que somos capazes e nos mantermos MOTIVADOS.

Que temos que aprender com nossas FALHAS e FRACASSOS.

Que quando ficamos cansados, temos que DESCANSAR ao invés de DESISTIR (pensei diversas vezes).

Que CORAGEM não é ausência de MEDO, mas o triunfo sobre ele (tive muito medo). E que nosso maior medo é do DESCONHECIDO.

Que temos que respeitar nossos LIMITES.

Que durante os ESTUDOS temos que estar com a mente aberta para o novo (APRENDER).

Que temos que nos dedicar a TREINAMENTOS (não acertamos na primeira). Temos que ser PERSISTENTES.

Que durante os estudos e treinamentos temos que ter muita DISCIPLINA, FOCO e PACIÊNCIA.

Que algumas RENÚNCIAS para a realização de um sonho também são necessárias (talvez inevitáveis).

Que a vida é feita de DESAFIOS.

Que nossa AUTOCONFIANÇA esta baseada em nosso PREPARO.

Que NÃO FAZEMOS absolutamente nada SOZINHOS.

E por ultimo, que sem TRABALHO nada disso é possível e que não devemos trabalhar pelo salario, mas sim por um sonho.

As vezes tenho o SONHO de tomar um sorvete e faço de tudo para realiza-lo. E não pense que é um mega sorvete. É apenas um “sorvete”. É verdade que o melhor exemplo para mim seria: cachorro-quente. Todos que me conhece sabe dessa minha paixão e que estou realizando um SONHO quando estou saboreando um.

Qualquer coisa que eu sinta vontade de fazer eu chamo de SONHO.

Talvez eu me contente com pouco. Talvez não! Não acho que sou acomodado. Acho que sou ambicioso, mas o suficiente para poder desfrutar das pequenas coisas (e das grandes também) que já conquistei. E para isso tenho que viver no presente. Se ficar o tempo todo querendo mais (FUTURO) não irei desfrutar do que já conquistei.

Dou valor as pequenas coisas. Penso que se for muito ambicioso (e a minha régua pode ser diferente da sua, o que é grande para mim, pode ser pequeno para você e vice-versa), não terei tempo de desfrutar do que já conquistei. Não terei tempo para as coisas que mais gosto de fazer.

Convidar um amigo (ou um desconhecido que poderá se tornar um novo amigo) para almoçar durante a semana e esse almoço (ou apenas um café) durar 3 horas (ou mais) eu acho que é uma bela conquista. Assim como ter tempo para assistir a um filme em uma terça-feira as 15h00 (sem me sentir “culpado”). Por que não? Se quando preciso, trabalho aos sábados, domingos, feriados, a noite, nas madrugadas… Aliás eu e minha esposa Mylene Souza.

Os meus melhores e maiores momentos de felicidade foram fazendo pequenas coisas.

Minha maior ambição não é ter um carro ou um avião de R$ 1.000.000,00 (se você tem um destes sonhos não tem problema nenhum, pode inclusive me convidar para dar uma volta neles), mas sim ter o SUFICIENTE para ter mais TEMPO (atualmente este é o nosso bem mais precioso).

Ter mais tempo para que? Para estar com as pessoas que amo, fazer as coisas que mais gosto, conhecer pessoas interessantes, pessoas inteligentes, voar, comer um cachorro-quente, tomar um sorvete… Ter mais tempo para ficar SOZINHO (as vezes).

Invista em você, invista em experiências. Aprenda algo novo, tenha mais tempo para fazer… o que quiser fazer.

Lembre-se: TEMPO é o nosso bem mais precioso. A possibilidade de realizarmos um sonho (grande ou pequeno, não importa) é o que torna a vida interessante. Não existe certo ou errado e sim a vida que cada um escolheu experimentar. Não viva o sonho e a vida dos outros, viva a sua.

Reginaldo Gonçalves

Compartilhe
PortugueseEnglishSpanish